Tumores Cerebrais

Tumores que começam no cérebro são chamados de tumores cerebrais primários. Tumores que começam em outras partes do corpo e se espalham para o cérebro são os tumores cerebrais metastáticos.

Os tumores malignos geralmente crescem rapidamente e são agressivos. Já os tumores benignos são normalmente de crescimento lento e menos agressivos. Os tumores cerebrais primários podem ser malignos, intermediários (entre malignos e benignos) ou benignos. Os tumores cerebrais primários malignos podem invadir o cérebro mas raramente se espalham para fora dele. Os tumores cerebrais metastáticos são quase sempre malignos.

Tumores cerebrais primários

Os tumores cerebrais primários são tipicamente classificados por um neuropatologista em uma escala de I a IV, com base na aparência do tumor ao microscópio:

 

  • Grau IV: Altamente maligno. O glioblastoma é o tipo mais comum.
  • Grau III: também maligno, mas não tão agressivo quanto o grau IV.
  • Grau II: tumores graves que invadem o cérebro. Menos agressivo que o grau III. Às vezes considerado benigno, mas provavelmente melhor considerado como sendo maligno limítrofe.
  • Grau I: Tumores que geralmente são de crescimento lento, menos invasivos e às vezes curáveis ​​por cirurgia.

 

O tipo de tumor é determinado pelo patologista com base no tipo de célula que o tumor se assemelha, que também pode ser o tipo de célula em que o tumor se origina. Os tipos mais comuns de tumores e seus tratamentos incluem:

 

  • Gliomas de alto grau incluem astrocitomas grau IV e grau III, oligodendrogliomas e oligoastrocitomas. O mais comum é o glioblastoma (astrocitoma grau IV). O tratamento usual após a cirurgia é a radioterapia e a quimioterapia. O tratamento é frequentemente em ensaios clínicos.
  • Gliomas de baixo grau (grau III) incluem astrocitomas, oligodendrogliomas e oligoastrocitomas. O tratamento após a cirurgia pode ser com radiação ou quimioterapia. Se esses tumores não estiverem crescendo rapidamente ou causando sintomas, às vezes eles serão vigiados sem tratamento adicional. O tratamento pode estar em ensaios clínicos.
  • Os tumores de muito baixo grau (grau I) são frequentemente tratados apenas com cirurgia, mas às vezes a radiação ou a quimioterapia podem ser recomendadas.
  • Meningiomas geralmente são tratados com cirurgia. Quando não podem ser removidos com segurança, ou se voltam a crescer após a cirurgia, a radiação pode ser recomendada.
  • Linfoma primário do sistema nervoso central é tipicamente tratado com quimioterapia multidroga.

O que causa tumores cerebrais primários?

Muitos avanços foram feitos em relação a pesquisa de tumores cerebrais nos últimos anos, especialmente para os tipos mais comuns de tumores cerebrais malignos. Esses tumores geralmente têm várias mutações (anormalidades no DNA), a maioria das quais está presente apenas nas células tumorais e não em outras partes do corpo. Essas mutações tendem a estar em áreas específicas do DNA, e a presença de mutações no DNA nessas regiões permite que as células cresçam e se dividam fora de controle. Ainda há muito a aprender sobre a causa dessas mutações e a maneira pela qual elas permitem que as células cresçam e se dividam anormalmente.

Consultas