Os sintomas variam muito dependendo da posição e do tamanho da hérnia de disco. Se a hérnia de disco não estiver pressionando um nervo, o paciente pode apresentar dor lombar baixa ou sem dor. Se estiver pressionando um nervo, pode haver dor, dormência ou fraqueza na área do corpo para onde o nervo viaja. Normalmente, uma hérnia de disco é precedida por um episódio de dor lombar ou uma longa história de episódios intermitentes de lombalgia.
Espinha lombar (parte inferior das costas): ciática frequentemente resulta de uma hérnia de disco na parte inferior das costas. Pressão em um ou vários nervos que contribuem para o nervo ciático causar dor, queimação, formigamento e dormência que irradia da nádega para a perna e às vezes para o pé. Normalmente, um lado (esquerdo ou direito) é afetado. Essa dor geralmente é descrita como aguda e elétrica como um choque. Pode ser mais grave em pé, andando ou sentado. Junto com a dor nas pernas, pode-se experimentar a dor lombar.
Espinha cervical (pescoço): Os sintomas podem incluir dor incômoda ou aguda no pescoço, entre as omoplatas, irradiada para baixo do braço, para a mão ou dedos. Pode ocorrer dormência ou formigamento no ombro e no braço. A dor pode aumentar com certas posições ou movimentos do pescoço.